quarta-feira, 17 de setembro de 2014

                                   SANGA CERRO CORÁ

"Lugar de Lixo é no lixo".

Um local que deveria ser de preservação, para alguns é espaço e depósito de materiais inutilizáveis.
Materiais de informática, vasos sanitários, antenas, colchões, pneus e outros materiais que deveriam serem destinados em locais apropriados são despejados na Sanga Cerro Corá.
Diante disso, estudantes do Colégio Novo Horizonte, no dia 17/05, participaram de um mutirão de limpeza. A coordenadora do projeto, Marilene Galdino, relata que a limpeza da sanga visa alertar a população sobre a importância de não jogar lixo nas margens do local. "A comunidade precisa cooperar e cuidar do meio ambiente. Sanga não é lugar de jogar lixo".


No dia 03/10/2014, com o objetivo de  novamente conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, foi realizada a limpeza da Sanga Cerro Corá, localizada entre as avenidas Carlos Barbosa e Parigot de Souza. 

A iniciativa do Colégio Estadual Novo Horizonte contou com a participação de vários estudantes. A ação integra o projeto Comunidade Aprendente Sanga Cerro Corá, que está concorrendo ao 14º Concurso Escola Voluntária, promovido pela Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social. o Projeto, este ano, está classificado entre os dez finalistas.


 “Realizamos o último mutirão no primeiro semestre do ano e passado alguns meses já encontramos um acúmulo grande de lixo no local. Nosso trabalho é de conscientização ambiental da população para que essa sanga seja preservada”, destaca a coordenadora do projeto, Marilene Galdino Camillo.




                                         MATÉRIA PUC



    Os estudantes participantes do Projeto Jornal Curtindo a Escola foram ao III Simpósio Regional de Engenharia Ambiental a (SimREA) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mais conhecida como (PUC), campus  de Toledo, no dia 07 de agosto, das 19h às 22h.

   Os alunos assistiram à palestra "Aquecimento Global: Verdade ou Mito?". Este tema foi abordado por Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal do Alagoas.
     A palestra Abordou Três Tópicos: O Clima é variável e sempre variou; Tudo que mostra na mídia nem sempre é verdade e também não se tem comprovações científicas quanto às futuras perspectivas.

     Algumas notas importantes:
O clima tem variações naturais, os eventos externos sempre ocorreram, e o clima frio e quente sempre acontece planejando uma adaptação.
     Nós contribuímos com boa parte do aquecimento global todas as vezes que usamos produtos gasificados, ou melhor dizendo todo dia.
O CO2 não controla o clima global o que controla o CO2 são os oceanos.
A TV mostra muito o derretimento das geleiras, mas não diz que o que faz elas derreterem são as correntes marítimas que levam calor para debaixo das calotas de gelo.
O principal controlador do clima é o Sol a principal fonte de energia que está entrando num período de baixa atividade, com duração estimada para até o ano de 2032.
Então chegamos a conclusão que a tendência do clima não tende a aumentar e sim diminuir nos próximos anos.